Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bibliotecas Escolares de Alcochete

Juntos aprendemos mais.

Bibliotecas Escolares de Alcochete

Juntos aprendemos mais.

Sugestões de leitura

Rede de Bibliotecas do Município de Alcochete

Blogue RBAL

BE AEA, 01.05.24

RBALRede de Bibliotecas de Alcochete, foi constituída na sequência do Programa para a Criação de Catálogos Coletivos da Rede de Bibliotecas Escolares (PCCRBE).

Fazem parte da RBAL a Biblioteca Municipal de Alcochete, as Bibliotecas Escolares do Concelho, a saber, Biblioteca Escolar da Restauração, Biblioteca Escolar de S. Francisco, Biblioteca D. Manuel I e Biblioteca da Escola Secundária e a Biblioteca da Junta de Freguesia do Samouco.  

MISSÃO

A missão da RBAL é organizar, gerir projetos/atividades comuns e disponibilizar recursos documentais, através de uma plataforma tecnológica designada por portal, que permite o acesso ao catálogo coletivo concelhio, com base numa estrutura de cooperação aberta à participação de todas as bibliotecas do concelho de Alcochete.

VISÃO

A nossa visão é o alargamento da rede e da satisfação dos parceiros e de todos os utilizadores, mediante o desenvolvimento de uma política coordenada de aquisições, pela compatibilização e troca de informação bibliográfica e pela dinamização do empréstimo interbibliotecas através de uma plataforma tecnológica interactiva (Web 2.0).

VALORES

Os nossos valores fundamentais são:

  •  A cooperação e a partilha, de recursos, informação e conhecimento, entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão e animação das Bibliotecas da rede concelhia, valorizando o trabalho coletivo mas também a individualidade de cada parceiro ao respeitar as suas especificidades e missão próprias;
  •  A melhoria contínua na busca de uma maior eficiência e satisfação dos parceiros e dos utilizadores.
  •  A preservação do ambiente através de práticas que promovam a conservação dos recursos naturais (diminuição dos consumos e promoção da sua reutilização e reciclagem), a educação ambiental e o bem-estar.
  •  A universalidade, já que a RBAL é um espaço de todos e para todos e que promove o acesso gratuito, autónomo e diferenciado à informação, numa ampla oferta de conteúdos, suportes e formas de consumo.
  •  A ética e a transparência, patentes no respeito pelos valores e normas comuns e pela adoção de uma postura clara e transparente ao nível da gestão - planeamento e prestação de contas, regulamentação do funcionamento, entre outra informação – que evidencie uma acção consonante com os valores defendidos.

Blogue da RBAL: Rede de Bibliotecas de Alcochete (rededebibliotecasalcochete.blogspot.com)